quinta-feira, 9 de julho de 2009

terça-feira, 7 de julho de 2009

Conclusão - Conclusion

Os sobrenomes foram primeiramente usados pela nobreza e senhores feudais. Pouco a pouco, foram adotados pelas classes inferiores. O sobrenome é algo extremamente importante para individualizar uma pessoa, revelar a sua origem e saber a qual família pertence. Além disso, necessitamos dele, pois existem milhões de pessoas com nomes iguais, e o que as diferenciariam é o sobrenome. Existem inúmeros sobrenomes, cada um com a sua história. Nosso sobrenome é a história e a tradição de nossa família. Analisando-os, descobrimos o que nossos antepassados faziam, como viviam e suas aventuras. Portanto, o sobrenome é o legado mais importante que um pai pode dar a seus filhos.

-

TUESDAY, JULY 7th, 2009.

The surnames were first used by the nobility and feudal lords. Little by little, were adopted by the lower classes. The surname is extremely important to individualize a person, revealing their source and know which family belongs. In addition, we need it, because there are millions of people with same names, and what the difference is the name. There are many surnames, each with its own history. Our last name is the history and tradition of our family. Looking at them, discover what our ancestors did, as lived and their adventures. Therefore, the surname is the most important legacy a parent can give their children.

História da união dos pais de Daher - History of the union of parents of Daher

Eu, Marina Daher Miranda, irei relatar sobre a história da união de meus pais. Meus avós, Cândida e João, moravam em Jaguarão. Após um determinado tempo meu pai nasceu e passou sua infância em Jaguarão. Como meu avô era do exército, eles se deslocavam muito pelo estado. Quando estavam em Pelotas, no centro do estado do Rio Grande do Sul, meu tio Alexandre Miranda nasceu. Eles retornaram para Jaguarão para criar meu tio, até que meu avô foi transferido novamente, só que desta vez ele iria para a capital, Porto Alegre. Minha avó comprou uma casa em frente ao quartel, para ficar perto do trabalho de meu avô. Ali perto morava a minha outra avó, Maria Luiza Veiga de Souza, junto com meu avô, já falecido, Alfredo Daher. Eles tinham uma loja, mais precisamente, um bazar. Meus avós por parte de mãe criaram todos os filhos trabalhando na loja. Ao todo, eram quatro filhos: Franscisco Daher, o mais velho; José Cláudio Daher, o segundo filho; minha mãe, Susana Daher; e por último meu tio, João Batista Daher.
Quando meu pai começou a frequentar o segundo grau, encontrou o irmão de minha mãe, José Cláudio, que era seu colega. Os dois ficaram muito amigos. Assim, frequentavam um a casa do outro, que era bem perto. Com essa convivência, meu pai acabou conhecendo minha mãe. Na época, cada um tinha seu namorado. Na verdade, meu pai tinha várias, segundo a minha mãe. Minha avó Luiza, como eu havia dito, tinha uma loja. Minha outra avó foi trabalhar lá. As duas viraram amigas, e a convivência das duas famílias era ótima. Foi com o tempo que meus pais começaram a namorar, depois noivar e por fim casar.
Após três anos de casados, veio a primeira filha, cujo o nome é Mariana Daher Miranda. Cinco anos depois, eu nasci, herdando assim meu sobrenome atual, Marina Daher Miranda. Cinco anos depois, minha mãe que estava trabalhando na loja de minha avó, encontrou uma freira que estava com uma menina para adoção. Minha mãe se apaixonou pela menina, e meu pai disse que estava com vontade de ter outra filha. No começo, minha irmã mais velha não gostou da idéia de de termos outra irmã, ainda mais adotada. Mesmo assim, fomos fazer uma visita informal à casa da freira. Nós nos apaixonamos pela menina. Assim, veio a última herdeira de nosso sobrenome, Letícia Daher Miranda.

Localização geográfica do surgimento de Daher - Geographical location of the appearance of Daher

A sua localização é na Arábia Saudita. É o maior país da Península Arábica, situada no Oriente Médio.


Sobrenome Daher - Surname Daher

O sobrenome ''Daher'' é de origem árabe e significa fortuna e sorte. Sua localização geográfica é na Arábia. As primeiras pessoas a se assinarem com este sobrenome foram Clotilde Daher e Osvaldo Daher. Eu, Marina Daher Miranda, irei contar a história que meu avô contava, das pessoas que trouxeram este sobrenome para o Brasil, pois Clotilde Daher e Osvaldo Daher eram avós do meu avô, que se chamava Antônio Daher.
A história que meu avô contava era que seus avós vieram da Alemanha, fugindo da Segunda Guerra Mundial, para São Paulo. Ou seja, existem parentes em São Paulo que desconhecemos. Segundo uma pesquisa feita anteriormente, descobrimos que temos muitos parentes que viveram no estado de São Paulo e, após isso, vieram para Porto Alegre. Depois disso, meu avô nasceu em Porto Alegre, filho de Clotilde Daher e Osvaldo Daher. Ele seria o único herdeiro da família em Porto Alegre, pois seu irmão faleceu muito novo. O meu avô foi a primeira pessoa com este sobrenome a estar na lista telefônica de Porto Alegre, na época.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

História da união dos pais de Bittencourt - History of the union of parents of Bittencourt

No ano de mil novecentos e setenta e nove, Antônio Bittencourt e Iara Bittencourt começaram a se flertar. Ele passava em frente à casa de Iara e ela sabia o horário que ele passava, então, ficava cuidando. Um dia eles conversaram e ele a convidou para irem a uma churrascaria. Lá, conversaram sobre namoro. Alguns dias depois, começaram a namorar. O namoro teve idas e vindas, e assim foi por quatro anos. Em mil novecentos e oitenta e quatro, noivaram. O noivado também teve idas e vindas.
Finalmente, em maio de mil novecentos e oitenta e sete, eles casaram. No dia vinte e sete de maio de dois mil e nove, eles completaram vinte e dois anos de casados. Desta união, nasceu Bruna Bittencourt. Assim, foi herdado o sobrenome Bittencourt de seu pai, e Lima de sua mãe.
-
MONDAY, JULY 6th, 2009.

Primeiras pessoas a se assinarem com Bittencourt e as pessoas que o trouxeram para o Brasil - First people to sign with Bittencourt and that brought

As primeiras pessoas a se assinarem com esse sobrenome foram: José Lourenço Homem e Dona Anna da Glória Bittencourt;

As pessoas que o trouxeram para o Brasil: a maioria dos Bittencourt que vieram para o Brasil, até meados do século XVII, eram portugueses. Depois, houve uma intensa imigração Açoreana, e várias famílias deste sobrenome fixaram-se pelo Brasil. No Sul, foi enorme o número de imigrantes das ilhas, assim como em São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.




Brasão da família Bittencourt

Localização geográfica do surgimento de Bittencourt - Geographical location of the appearance of Bittencourt

A sua localização é na França, oeste da Europa. É um país localizado no continente europeu, mais especificamente na Europa Ocidental.



MONDAY, JULY 6th, 2009.

Momento histórico do surgimento de Bittencourt - Historic moment of appearance of Bittencourt

Os Bittencourt são originários da Normandia, onde foram senhores de Bittencourt e Granville. Fixaram-se primeiro nas Ilhas Canárias, em 1402, nas pessoas de Henrique e Maciot de Bittencourt, sobrinhos de Jean de Bittencourt, que receberá o senhorio das ilhas e que se chegou a intitular rei das Canárias.




Atualmente, as Ilhas Canárias

Sobrenome Bittencourt - Surname Bittencourt

Bittencourt, família de origem francesa que passou para Portugal, instalou-se na Ilha da Madeira e Canárias, de onde muito se expandiu, passando para outros lugares do Reino. O solar da família é no Lugar de Bittencourt, na Picardia, de onde tiveram o senhorio. Tanto no país de origem, como em Portugal, tiverem sempre nobreza, e nestes se aliaram com as mais distintas famílias.
Parece que a pessoa mais antiga dessa linhagem é João de Bittencourt, senhor dos Lugares de Bittencourt e Granville, na Normandia. Camareiro Mor do Duque de Borgonha, foi casaco com Madame Maria de Branquemont Florenville e Sedan, que vivia por 1360. O pai de João de Bittencourt armou navios, decidido a encontrar novas terras, e descobriu as Ilhas Canárias, das quais se tornou senhor e rei. Contudo, este não deixou herdeiros, pois não teve filhos legítimos senão vários bastardos, que não herdaram-lhe títulos. Seus herdeiros foram os filhos de seu irmão Reinaldo de Bittencourt, Marciot e Henrique de Bittencourt, dos quais descendem os Bittencourt das Ilhas da Madeira, Canárias e Portugal.



Atualmente, Ilhas da Madeira

Origem dos sobrenomes - Surnames Origins

O nome é o que identifica a pessoa numa sociedade. Do ponto de vista jurídico é essencial, pois é com ele que o indivíduo adquire bens, participa de associações, abre contas bancárias e tira documentos de identidade. Ele tem duas partes: o pronome, que é nome próprio; e o patronímico ou nome de família, mais conhecido por sobrenome, que é adquirido por filiação, casamento ou via processo. Ele está ligado ao estudo genealógico, que é uma ciência auxiliar da história que estuda a origem, evolução e disseminação das famílias e respectivos sobrenomes. É a porção do nome do indivíduo que está relacionada com a sua ascendência.
Neste blog, iremos relatar a origem dos nossos sobrenomes, o momento histórico e a localização geográfica do seu surgimento; as primeiras pessoas a se assinarem com ele; as pessoas que o trouxeram para o Brasil e a história da união de nossos pais, o que nos legou o sobrenome.

-

The name is what identifies a person in society. From the legal point of view is essential, as it is with him that the individual acquires property, participating in associations, open bank accounts and get identity documents. It has two parts: the pronoun, which is name, and patronymic or family name, known by name, which is acquired by descent, marriage or a process. He is connected to the study herd, which is an auxiliary science of history that studies the origin, evolution and spread of surnames and their families. It is the portion of the name of the person who is related to their ancestry.
In this blog, we report the origin of our surnames, the history and geographical location of its appearance, the first people to sign with him, people that have brought to Brazil and the history of the union of our parents, we are left the surname.